A xAI demitiu mais de 500 funcionários responsáveis pelo treinamento do seu chatbot Grok numa aparente reestruturação do seu modelo de desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA). A empresa afirma que irá expandir sua equipe de treinadores especialistas de IA em dez vezes, priorizando esse perfil em detrimento das funções mais gerais.
De acordo com o Business Insider, as demissões aconteceram abruptamente na noite da última sexta-feira (12/9). Em um e-mail enviado aos funcionários, a xAI justificou a medida como parte de uma mudança estratégica no modelo de treinamento de IA geral da empresa.
“Após uma revisão completa de nossos esforços em Dados Humanos, decidimos acelerar a expansão e a priorização de nossos tutores especialistas em IA, ao mesmo tempo em que reduzimos nosso foco em funções gerais de tutores em IA”, dizia o e-mail enviado aos demitidos.
Esses funcionários desempenhavam um papel crucial no desenvolvimento do Grok, responsáveis por ensinar o chatbot a entender o mundo por meio da contextualização e categorização de dados brutos. A equipe de funções mais gerais era a maior dentro da xAI.

Os trabalhadores foram informados de que receberiam o pagamento até o final do contrato ou 30 de novembro, mas seu acesso aos sistemas da empresa seria encerrado no dia do aviso de demissão.
Segundo capturas de tela obtidas pelo Business Insider, a sala principal do Slack usada pelos anotadores de dados tinha mais de 1.500 membros antes das demissões. Após o anúncio, esse número caiu para pouco mais de 1.000 e continuou a diminuir.
Em resposta à reportagem, um porta-voz da xAI apontou um post da empresa no X (antigo Twitter) afirmando que planeja “aumentar nossa equipe de tutores especialistas em IA em 10 vezes” e compartilhou um link para vagas em aberto em sua página de carreiras.