Netflix testa recurso de busca com Inteligência Artificial

O novo recurso permite que os usuários façam buscas mais genéricas e específicas, como "séries com clima leve" ou "personagens sarcásticos"

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read
Resumo
  • Netflix testa novo sistema de busca com IA para encontrar filmes, séries e mais além do título do conteúdo. Isso permite pesquisas mais naturais e específicas, como "séries com clima leve" ou "personagens sarcásticos".
  • Atualmente o recurso que utiliza a tecnologia de IA da OpenAI está sendo testado apenas na Austrália e Nova Zelândia, inicialmente em dispositivos iOS. Mas a plataforma pretende expandir o recuso para mais mercados.

A Netflix iniciou testes de um novo recurso de busca com Inteligência Artificial (IA). Diferente das pesquisas convencionais, o novo sistema permitirá que os usuários busquem por termos mais específicos, como o humor de um programa ou características de personagens, em vez de apenas o título ou nome de atores de um determinado filme ou série.

Na prática, o novo recurso permitirá que o usuário encontre conteúdos através de buscas mais naturais e específicas, como “séries com clima leve” ou “personagens sarcásticos”. Isso significa que a IA poderá entender a linguagem natural utilizada nas consultas de busca, permitindo que os usuários façam perguntas mais detalhadas e recebam resultados mais objetivos.

De acordo com a Bloomberg, os testes usando a tecnologia de IA generativa da OpenAI estão sendo realizados atualmente apenas na Austrália e Nova Zelândia, onde a empresa ofereceu a determinados usuários a opção de utilizar essa nova ferramenta de busca.

A Netflix já emprega IA em alguns de seus recursos existentes, como o sistema de recomendações personalizado com base no histórico de visualização de cada usuário. Agora, a empresa está buscando expandir ainda mais o uso dessa tecnologia em sua plataforma.

Embora o teste inicial esteja restrito à Austrália e Nova Zelândia, a Netflix planeja expandir esse novo recurso de busca por IA para outros mercados nos próximos meses. Diferente de lançamentos anteriores, dessa vez o teste está sendo disponibilizado apenas em dispositivos iOS, e não está claro se a versão para Android será liberada posteriormente.

Compartilhe