Microsoft testa aplicativos gratuitos do Office para Windows com anúncio

A Microsoft está experimentando uma nova abordagem para o pacote de aplicativos Office, oferecendo uma versão gratuita e com suporte de anúncios para os usuários do Windows

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read
Resumo
  • A Microsoft começou a testar uma versão gratuita do Office com anúncios para Windows. Os testes começaram a ser realizados em determinados países, como a Índia.
  • A empresa confirmou os testes, mas diz que, no momento, "não há planos para lançar uma versão gratuita e com suporte de anúncios dos aplicativos de desktop do Microsoft Office".
  • A versão gratuita com anúncios, que não conta com todos os recursos do Office, inclui banners laterais permanentes, além de vídeos publicitários de 15 segundos a cada poucas horas. Os usuários também são obrigados a armazenar seus documentos no OneDrive, com o suporte a armazenamento local desabilitado.

A Microsoft começou a testar uma versão gratuita do Office com anúncios para Windows. Atualmente para ter acesso à versão completa do Office para desktop é exigido uma assinatura mensal do Microsoft 365, mas com essa opção da versão gratuita com anúncios os usuários podem acessar versões simplificadas do Word, Excel e PowerPoint sem a necessidade de uma assinatura.

A versão gratuita do Office com anúncios inclui banners laterais permanentes, além de vídeos publicitários de 15 segundos a cada poucas horas. De acordo com o site Beebom, além disso, os usuários são obrigados a armazenar seus documentos no OneDrive, com o suporte a armazenamento local desabilitado.

Essa versão não conta com todos os recursos presentes nas versões completas do Office. Por exemplo, o Word não tem ferramentas de desenho e design, o Excel não oferece suporte a complementos, tabelas dinâmicas ou macros, e o PowerPoint carece de recursos como ditado e apresentações personalizadas.

Atualmente, a Microsoft só disponibiliza versões gratuitas do Office na web, exigindo o uso de um navegador para acessar versões mais limitadas dos aplicativos.

Os testes estão sendo realizados em apenas alguns países, como a Índia. Em declaração ao site PCWorld, a Microsoft confirmou que “vem conduzindo alguns testes limitados”, mas enfatizou que, no momento, “não há planos para lançar uma versão gratuita e com suporte de anúncios dos aplicativos de desktop do Microsoft Office”.

Apesar de negar planos de lançar uma versão gratuita com anúncios, os aplicativos Office foram projetados pela empresa para funcionar com a exibição de anúncios.

A estratégia de testar a integração de recursos de Inteligência Artificial (IA) e aumentos de preço nas assinaturas do Microsoft 365 em determinados países antes de uma implementação global pode indicar que a empresa esteja estudando alternativas para expandir o acesso ao pacote Office. Embora a Microsoft negue planos imediatos de lançar a versão gratuita com anúncios, a existência dos testes sugere que essa opção possa se tornar realidade em breve.

Compartilhe