Internet Archive atualiza mecanismo de busca de GIFs antigos do GeoCities

Para quem não viveu a época do GeoCities, pode descobrir o que era considerado humor na internet naquela época

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read
Resumo
  • O Internet Archive atualizou o "GifCities", plataforma que contém arquivado milhões de GIFs antigos extraídos de páginas do GeoCities. A nova versão atualizou o mecanismo de busca da plataforma, tornando mais fácil pesquisar e encontrar os GIFs.
  • Com a atualização, agora é possível realizar buscas semânticas, com base no conteúdo da animação, em vez de apenas pelo nome do arquivo.
  • Outras melhorias foi a adoção de paginação, resolvendo o problema da rolagem infinita da versão antiga, e o recurso de criar e compartilhar "GifGrams".

O Internet Archive atualizou o “GifCities”, plataforma que contém arquivado milhões de GIFs antigos extraídos de páginas do GeoCities, que (em sua maioria) foram descontinuadas em 2009. A nova versão do GifCities atualizou o mecanismo de busca da plataforma, o que torna muito mais fácil de pesquisar e encontrar os GIFs.

Com a atualização, agora é possível realizar buscas semânticas, com base no conteúdo da animação, em vez de apenas pelo nome do arquivo, como na versão anterior. Isso significa que se você procura por um GIF muito antigo agora tem muito mais chances de encontrar o que procura ao descrevê-lo.

Conforme informa o Engadget, outra melhoria na atualização do GifCities foi a adoção de paginação, resolvendo o problema da rolagem infinita da versão antiga, que podia tornar a navegação lenta e confusa.

O GifCities atualizado agora permite também que os usuários criem e compartilhem “GifGrams”, mensagens personalizadas feitas a partir daqueles GIFs antigos.

Busca por GIFs de memes de “Star Wars” no GifCities do Internet Archive. Foto: Engadget

O Internet Archive lançou o GifCities originalmente em 2016, como parte das comemorações de seu 20º aniversário. O serviço homenageia o extinto GeoCities, que muitos consideram um precursor das redes sociais, com suas páginas de fãs constrangedoras, álbuns de fotos pessoais e famosos GIFs de “Em construção”.

Embora o Yahoo tenha encerrado a maior parte do GeoCities em 2009, a versão japonesa sobreviveu por mais uma década. Para quem não viveu a época do GeoCities, pode descobrir o que era considerado humor na internet naquela época.

Compartilhe