George Lucas não planeja lançar versões originais de Star Wars

George Lucas descarta lançar versões originais de Star Wars, dizendo que os filmes foram considerados horríveis na época.

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read
Resumo
  • George Lucas não tem planos de lançar as versões originais da trilogia Star Wars tão cedo.
  • As versões originais foram lançadas em laserdisc e consideradas horríveis na época, disse ele.
  • Lucas disse que restaurou os filmes na década de 1990 para completá-los da maneira que ele os via.

George Lucas, o criador de Star Wars, não tem intenção de lançar as versões originais da primeira trilogia cinematográfica da franquia tão cedo. No Festival de Cinema de Cannes, Lucas afirmou que as versões originais já haviam sido lançadas em disco laser e que na época foram consideradas horríveis.

“Lançamos o original em laserdisc e todo mundo ficou muito bravo e disse: ‘Parece horrível’. E eu disse: ‘Sim, eu sei que sim’. Era assim que parecia.”

George Lucas sobre lançar versões originais da trilogia Star Wars no Festival de Cannes 2024 (via THR)

Durante o evento, Lucas reconheceu que os efeitos especiais dos filmes originais estavam incompletos e que uma parte de sua decisão de restaurá-los na década de 1990 foi para completá-los da maneira que ele os via. “Acredito firmemente que o diretor, o escritor ou o cineasta deveriam ter o direito de ter seu filme do jeito que ele quer”, acrescentou.

Vale a pena notar que muitos dos fãs argumentam que os filmes foram considerados ruins devido à qualidade tecnológica dos laserdisc, apesar dos efeitos não estarem completos.

George Lucas atrás das câmeras de Star Wars. Foto: Star Wars

Ao discutir as sequências de Star Wars lançadas após a venda da Lucasfilm para a Disney, Lucas expressou descontentamento com a direção tomada pelos novos chefes corporativos. Ele acredita que essas produções perderam parte dos temas fundamentais presentes nos filmes originais.

George Lucas responde críticas

Lucas também refletiu sobre as críticas frequentes à franquia, rebatendo a ideia de que Star Wars seja exclusivamente voltado para um público infantil. Ele destacou que a saga foi concebida como uma obra para jovens adolescentes, abordando questões fundamentais da vida de uma forma acessível e envolvente.

George Lucas ao lado do CEO da Walt Disney, Bob Iger. Foto: ABC

“Era para ser um filme infantil para crianças de 12 anos que estavam passando pela puberdade, que não sabem o que estão fazendo e fazem todas as grandes perguntas: com o que devo me preocupar? O que é importante na vida?” ele disse. “E Star Wars tem todas essas coisas lá. Eles estão enterrados lá, mas você definitivamente entende, especialmente se você é jovem”.

Lucas também disse que a resposta negativa à trilogia pré-sequencial de Star Wars veio de críticos e fãs que tinham 10 anos quando viram o primeiro filme e não queriam assistir a um filme infantil.

Lucas também respondeu às críticas de falta de diversidade nos primeiros Star Wars, afirmando que os críticos não entenderam a essência dos filmes. “Eles diriam: ‘São todos homens brancos’. A maioria das pessoas [em Star Wars] são alienígenas! A ideia [da história de Star Wars] é que você deve aceitar as pessoas como elas são, sejam elas grandes e peludas, sejam verdes ou algo assim. A ideia é que todas as pessoas são iguais.”

George Lucas recebe a Palma de Ouro Honorária

George Lucas recebe a Palme d’Or Honorária em Cannes. Foto: Diario AS

O visionário cineasta, que além de criar Star Wars também foi o cérebro por trás de Indiana Jones, está presente no 77º Festival de Cannes para receber a Palma de Ouro honorária por sua contribuição ao cinema, que lhe será entregue na cerimônia de encerramento do festival, no sábado.

“Sou um cara teimoso e não queria que as pessoas me dissessem como fazer meus filmes”, foi como Lucas resumiu o segredo de seu sucesso, falando para uma multidão de fãs no Festival de Cinema de Cannes.

Além de franquias icônicas, Lucas é o fundador da Lucasfilm, da filial de videogames LucasArts, da empresa de efeitos visuais Industrial Light and Magic e do sistema de design de áudio de alta qualidade THX. Ele expressou nostalgia ao voltar ao local onde apresentou seu primeiro filme, “THX-1138”, em 1971.

Compartilhe