Um filme do Cara-de-Barro, icônico vilão metamorfo das histórias do Batman, está em desenvolvimento como parte do Universo DC (DCU) e, de acordo com o co-CEO da DC Studios, James Gunn, o filme será muito diferente de “Superman” pois – em suas próprias palavras – “não queremos que as pessoas fiquem entediadas”.
Gunn disse ao CBS Morning que os futuros filmes do DCU terão cada um seu próprio tom e estilo, enfatizando que o DCU terá como objetivo oferecer uma ampla variedade de estilos narrativos, garantindo que cada filme seja único. Embora “Superman” esteja indo bem nas bilheterias, Gunn deixa claro que esse não deve ser visto como um modelo para todos os projetos da DC.
“Temos ‘Cara-de-Barro’, que é algo totalmente diferente. Embora esteja no mesmo universo, é um filme de terror completo. Essa é uma das coisas que queremos fazer: não há um estilo próprio da empresa. Não é como se todo filme fosse ser como o ‘Superman'”, explicou Gunn. “Os artistas, os diretores e os roteiristas, cada um dará seu próprio toque… é isso que queremos trazer para os filmes, porque não queremos que as pessoas fiquem entediadas.”
James Gunn on CLAYFACE and the artistic goals of each project in The DCU:
“The artists, the directors, and the writers that create each one will bring their own sense to it.”
via CBS Mornings pic.twitter.com/i8Fjboj7kA
— Green Lantern DCU Updates (@LanternUpdates) July 17, 2025
O que se sabe sobre o filme do Cara-de-Barro?

Com estreia marcada para 11 de setembro de 2026, “Cara-de-Barro” foi escrito e desenvolvido por Mike Flanagan (conhecido por “Doutor Sono” e “A Maldição da Residência Hill”) e terá direção de James Watkins. Esta nova versão, que será estrelada por Tom Rhys Harries como o vilão Matt Hagen, promete uma abordagem mais sombria e aterrorizante.
Um filme do Cara-de-Barro não estava nos planos iniciais do DCU. Segundo Gunn, a ideia de fazer um filme do personagem surgiu após uma conversa com o roteirista Mike Flanagan, com quem o diretor tem uma amizade de longa data.
“Só para ser sincero, eu não achava que isso fosse acontecer, mas ele chegou e apresentou a ideia e eu fiquei tipo: ‘Ah, droga! Que legal!’. É um filme de terror corporal. É um filme de terror que, como qualquer filme de terror corporal legal, por acaso é do Universo DC. E então ele escreveu o roteiro, e o roteiro era fantástico. Não tínhamos planejado fazer ‘Cara-de-Barro'”, revelou Gunn.
O envolvimento de Flanagan, conhecido por construir narrativas de terror psicológico e suspense, evidencia uma abordagem diferente para o Cara-de-Barro, afastando-se das representações mais cômicas ou caricatas vistas em adaptações anteriores.