O Leão, a Feiticeira e uma passagem no cinema antes de chegar ao Guarda-Roupas da Netflix: “Nárnia” – a nova adaptação da Netflix dirigida por Greta Gerwig da obra de CS Lewis – será lançada exclusivamente nos cinemas em 26 de novembro de 2026, com uma exibição global exclusiva de duas semanas em salas Imax em 90 países.
Essa é uma estratégia mais ampla de lançamento nos cinemas que o habitual da Netflix: a plataforma de streaming usualmente tem usado estreias nos cinemas como um meio para qualificar seus títulos para premiações como o Oscar. (A Netflix mantém parcerias com locais clássicos, como o Paris Theatre em Nova York e o American Cinematheque Egyptian Theatre em Los Angeles para promover seus filmes e garantir qualificação para premiações.)
Embora a parceria com a IMAX não seja uma novidade (pois a Netflix já se associou à IMAX em lançamentos anteriores, como o de “O Tigre e o Dragão: A Lenda Verde” em 2016, e em outros projetos como o curta “Anima”, de Paul Thomas Anderson), tradicionalmente os estúdios de cinema apostam nas telas IMAX como uma estratégia para garantir o sucesso de bilheteiras durante os finais de semana de estreia. Contudo, a Netflix não costuma lançar filmes em grande escala nos cinemas.
Portanto, a Netflix nem sempre se compromete tanto com uma estreia nos cinemas antes do streaming. Em 2022, por exemplo, o filme “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” (parte da aquisição de US$ 400 milhões da franquia que começou com “Entre Facas e Segredos”) teve uma passagem limitada nos cinemas, arrecadando apenas US$ 15 milhões em sua primeira semana sendo exibido apenas em 900 salas, antes de chegar à plataforma. Isso, porém, garantiu uma indicação ao Oscar.
A IMAX, por sua vez, também tem trabalhado com outros serviços de streaming, como a Apple, em lançamentos de filmes como “Assassinos da Lua das Flores” e “Napoleão”. Para especialistas, essas parcerias destacam a importância da IMAX como uma plataforma global de eventos e sua capacidade de oferecer experiências exclusivas para os fãs e estúdios parceiros ao redor do mundo.
Em 2018, a Netflix anunciou que adaptaria a famosa série de livros “As Crônicas de Nárnia”, de C.S. Lewis, para novas séries e filmes. Sem grandes avanços, a plataforma contratou Greta Gerwig, diretora de “Lady Bird” e “Barbie”, para comandar o projeto em 2020. Não há grandes detalhes sobre “Nárnia”, mas o plano seria lançar com a adaptação um universo de filmes e séries.