Antes de David Fincher assumir o comando de “Alien 3”, outro diretor tinha planos diferentes para a história do terceiro longa da franquia. O diretor Renny Harlin revelou em entrevista ao site /Film seus planos originais para “Alien 3”, e era nada menos que trazer os Xenomorfos para a Terra.
A versão final segue Ripley (Sigourney Weaver) em uma prisão espacial, mais uma vez enfrentando um Xenomorfo. Mas Harlin teve uma ideia diferente para o filme quando foi contratado e, infelizmente, essa versão nunca se concretizou por um motivo bobo: o estúdio achava que as pessoas não comprariam a ideia dessas criaturas na Terra.
“Sempre pensei que tive uma boa ideia. Eu estava trabalhando em ‘Alien 3’ em 1989, que foi antes de ‘Jurassic Park’ e todos aqueles filmes. Então, o conceito de ter essas criaturas na Terra para o estúdio parecia assustador e inatingível. Para mim, essa era uma evolução natural.”
Renny Harlin sobre os planos descartados para “Alien 3”.


“Tivemos o ‘Alien’ com os motoristas de caminhão no espaço, tivemos ‘Aliens’ com os fuzileiros navais no espaço, e para onde vamos a seguir? Vamos trazer os alienígenas para a Terra e fazê-los passar pelo milharal. Já tinha na cabeça o cartaz com a casa da fazenda e o milharal ao luar, e eles estão passando pelo milharal”, contou.
Para o estúdio, a ideia parecia arriscada demais na época. “O público não vai acreditar nisso”, foi a resposta que ele ouviu. E assim, os xenomorfos ficaram relegados ao espaço, pelo menos por enquanto.
“Até hoje, acho que teria sido um filme de enorme sucesso porque teria sido a primeira vez que algo assim foi feito”, acrescentou o cineasta.
Por que Renny Harlin deixou a direção de “Alien 3”
Simplificando, os executivos da Fox da época supostamente não achavam que o público investiria na ideia de alienígenas na Terra. Ironicamente, apenas quatro anos depois de “Alien 3” chegar aos cinemas, “Independence Day” se tornaria em um fenômeno de bilheterias com um roteiro sobre isto.
Para Harlin, o projeto descartado de “Alien 3” é água passada. Ele reflete sobre a oportunidade perdida, mas também acredita que tudo acontece por uma razão. Apesar de suas aspirações, ele preferiu não comprometer a qualidade do filme e respeitosamente abriu mão do projeto.

Ele disse: “Então vamos colocar os alienígenas em uma nave-prisão. Uma nave-prisão? […] Mas isso é história antiga. Não estou culpando ninguém, mas para quem não sabe, trabalhei por um ano em ‘Alien 3’, e desisti educadamente e respeitosamente, porque não suportava a ideia de, depois de Ridley Scott e Jim Cameron, fazer um filme que simplesmente não vai corresponder ao que o público está esperar e dar-lhes essa experiência. A chave para mim, só para dizer novamente sobre os filmes de ‘Alien’, é que eles precisam ser relacionáveis. Eles podem estar no espaço sideral, mas os personagens somos você e eu no espaço sideral, e é isso que os faz funcionar.”
Embora “Alien” original de Ridley Scott e a sequência de James Cameron permaneçam como clássicos, a terceira entrada é um pouco mais polêmica. Foi a estreia do diretor David Fincher e o resultado final é um pouco confuso, em grande parte graças à interferência do estúdio.
“Alien 3” foi uma decepção para os fãs e Fincher parece bastante infeliz com tudo isso até hoje. No entanto, a franquia continua viva. Há, inclusive, uma série do FX em desenvolvimento que trará a ação para a Terra – curiosamente a ideia de Harlin descartada pelo estúdio para “Alien 3”.