Stadia plataforma de jogos por streaming é anunciada pela Google

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Depois de muita espera, a Google anunciou nesta terça-feira (19) a nova plataforma de games, o Stadia.

Ao contrario do que alguns imaginavam, a Stadia será uma plataforma de streaming, um serviço online de nuvem estando disponível em diversos dispositivos como computador, notebook, televisão, smartphone e tablet, sem a necessidade de um console, como alguns imaginavam. Para quem não entendeu novo serviço será um tipo de Netflix de games.

Em São Francisco, a companhia contou com a presença de estúdios de games importantes, além do anuncio de um novo estúdio da própria Google, que será comandado por Jade Raymond que já trabalhou na EA e Ubisoft.

A companhia ainda promete que a Stadia poderá rodar streaming de jogos em 4K a 60fps e que seus sistemas serão atualizados para 8K e 120fps em um futuro próximo. Os jogos, no entanto, não serão simplesmente migrados de outras plataformas, eles terão de ser desenvolvidos para a plataforma.

A plataforma ainda contará com um controle, que funciona por Wi-Fi, e vai entender em quais das telas o cliente vai querer jogar. Além dos botões direcionais padrões ele ainda vai contar com um botão para salvar o jogo e outro para contatar a assistente de IA da Google, que fornecerá informações do jogo. O controle vai contar com um microfone, para ouvir a voz do usuário, para a Google Assistent possa “ouvi-lo”. Para se ter uma noção, quando você pedir por duvidas sobre o jogo, a Google Assistent fornecerá um tutorial completo. A plataforma terá, ainda, recursos que permitirá transmitir o jogo pelo Youtube além de compartilhar imagens em outras redes sociais.

A plataforma, ainda, reconhece uma conta em específico, permitindo que você vá de um dispositivo para outro sem complicações entre os diferentes dispositivos e sistemas, já que o jogo é rodado no datacenter.

“A plataforma não é uma caixa, a plataforma é um datacenter.”, disse Phil Harrison, vice-presidente e diretor-geral da Google.

O serviço chega ainda este ano no Canadá, Europa e Estados Unidos

Fonte: Gizmodo;

Compartilhe