Rotten Tomatoes anuncia novo selo de qualidade para nota do público, Pipocômetro e outras mudanças

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read

O Rotten Tomatoes (RT) está implementando mudanças significativas em sua plataforma ao adicionar o Pipocômetro (para nota da audiência) e um novo selo de qualidade para produções aclamadas pelo público. A plataforma está também atualizando a forma como as notas das produções são exibidas no maior agregador de críticas e avaliações de filmes e séries do mundo.

Rotten Tomatoes lança o Pipocômetro

Escala do Pipocômetro mede audiência do público vai do ‘Desgastado’ ao ‘Quente’ até o ‘Quente Verificado’.

Na grande reformulação do RT em seu sistema de pontuação da audiência destaca-se a renomeação da seção de avaliações do público para Pipocômetro (Popcornmeter, no original).

O Pipocômetro tem como objetivo refletir o que o público em geral pensa do título em questão. Essa contador será a contraparte do público para o Tomatômetro (Tomatometer) da crítica. Essas mudanças eleva a nota da audiência à uma posição de maior importância e mostra que a nota do público se tornou uma parte cada vez mais importante da estrutura do RT.

Selo Verified Hot (Quente Verificado) para produções aclamadas pela audiência

Símbolo do Verified Hot (Quente Verificado), novo certificado de qualidade para títulos aclamados pelo público. Foto: Categoria Nerd

O RT lançou um novo selo chamado “Verified Hot” (Quente Verificado) voltado à certificar uma produção como aclamada pelo público. O novo selo servirá como o equivalente para a avaliação da audiência do já conhecido “Certified Fresh” (Certificado Fresco), voltado para as avaliações da crítica profissional.

“O Verified Hot é para o Pipocômetro e as avaliações do público o que o Certified Fresh é para o Tomatômetro e as avaliações dos críticos: um status elevado que celebra os títulos mais amados no Rotten Tomatoes,” explica a empresa sobre o novo certificado.

Para receber o selo Verified Hot, o filme precisará ter 90% ou mais de Nota da Audiência Verificada, entre outros requisitos de elegibilidade.

O RT usará apenas avaliações de audiência de pessoas que ele verificou como tendo comprado um ingresso para aquele filme por meio da empresa de venda de ingressos Fandango, que é de propriedade da Comcast (também proprietária do RT).

Alguns dos primeiros filmes a receber o selo Verified Hot incluem títulos recentes como “Deadpool & Wolverine”, “Bad Boys 4”, “Divertida Mente 2”, “Twisters” e “Wonka”. O RT também está adicionando o selo retroativamente a mais de 200 filmes elegíveis.

Mudança em como as notas serão exibidas

O Rotten Tomatoes também está mudando a forma como as notas são divulgadas. A partir de agora será exigindo um número mínimo de avaliações adicionadas ao RT antes da divulgação da nota. Isso determina quando as notas do Tomatômetro (crítica) e do Pipocômetro (público) serão exibidas.

O número mínimo de avaliações será baseado em projeções de bilheteria americanas, de modo a fornecer “um reflexo mais preciso do sentimento da crítica e do público”.

Veja a tabela do Pipocômetro:

Projeção de bilheteriaMédia para Avaliações da Audiência (geral)Média para Nota da Audiência Verificada
US$ 120 milhões ou mais13 mil500
US$ 60 milhões a US$ 120 milhões4 mil300
US$ 5 milhões a US$ 60 milhões1 mil100
US$ 5 milhões ou menos20050

De acordo com a plataforma, “à medida que mais críticos e públicos contribuem com suas avaliações para o Rotten Tomatoes, fica claro que as pontuações precisam de mais tempo para marinar antes de serem preenchidas.” Por isso, os novos limites exigirão um número mínimo de avaliações adicionadas antes que as pontuações sejam divulgadas.

Embora seja verdade que a maioria das pessoas prestam pouca ou nenhuma atenção ao RT, o agregador de críticas continua tendo bastante prestígio para dar um veredito se um filme ou série está sendo aclamado ou detonado. E parece que a avaliação do público vai server mais ainda de termômetro.

Compartilhe