Pesquisadores da Brown University, nos EUA, desenvolveram um robô que pode copiar o padrão de escrita de uma pessoa em até 10 idiomas e usando uma caneta. No período de testes do aparelho, a máquina escreveu “olá” em línguas como o inglês, francês e japonês. O aparelho conseguiu reproduzir de forma praticamente idêntica os exemplos apresentados.

“Muito do trabalho existente nesta área requer que o robô tenha informações sobre a ordem do traçado com antecedência […] Se você quisesse que o robô escrevesse alguma coisa, alguém teria que programar as ordens de escrita a cada vez. Com o que [Atsunobu] fez, você pode desenhar o que quiser, e o robô pode reproduzi-lo” afirmou Stefanie Teller, uma das responsáveis pelo estudo.
Para que serve?
Intitulado Kotani, o robô foi desenvolvido na ideia de que se o aparelho tem a capacidade de planejamento de movimento, isto pode evitar colisões em equipamentos de corte ou com outros robôs.
E os pesquisadores ainda acreditam que o algoritmo pode auxiliar em uma possível aproximação de comunicação entre robôs e humanos, acreditando que o equipamento pode criar diagramas e fazer anotações em vários tipos de atividades colaborativas. No entanto para alguns críticos o robô poderia ajudar em fraudes copiando a assinaturas das pessoas.