O 5G esta longe de chegar ao Brasil, mas nos Estados Unidos a AT&T se aproveita do nome da tecnologia para conseguir mais clientes, tanto é que a empresa em uma estratégica de marketing mudou o nome da rede de “4G” para “5G E” mas basicamente é a mesma coisa do “4G” apenas rebatizado para “5G E” e mais caro. O “E” é de “Evolution” (em português: Evolução).
Um estudo feito pela OpenSignal constatou que “as velocidades de 5G E que os clientes da AT&T experimentam são velocidades típicas de 4G e não a melhoria que o 5G promete”.
Aqui no Brasil uma empresa que também deu uma de espertinha para enganar seus clientes foi a Claro, ela fez uma propaganda enganosa com o tal do “4.5G” onde o 5 era maior do que o 4, assim quando o consumidor lia entendia ser o 5G, o Procon notificou a Claro dizendo que a propagando poderia confundir os consumidores. Vale ressaltar que há estudos que dizem que a nova tecnologia poderia causar câncer nas pessoas.