O Google Meet, através de seus recursos de Inteligência Artificial (IA), agora pode criar automaticamente uma lista de tarefas com prazo e stakeholder sugeridas ao final de uma reunião. Isso é uma expansão do recurso de anotações de reunião, inicialmente lançado em agosto de 2024 para melhorar a produtividade e eficiência das reuniões virtuais.
Com o recurso de anotações, a plataforma pode gerar um relatório detalhado da reunião em um documento do Google Docs, compartilhado automaticamente com os participantes. Após o término da reunião, é anexado o documento com as anotações ao evento do calendário, permitindo que os participantes acessem o conteúdo posteriormente.

A transcrição de voz para texto do Gemini, a IA do Google, demonstra uma enorme precisão ao registrar as falas dos diferentes participantes. Ela produz um relato surpreendentemente coerente e organizado das discussões, embora nem sempre perfeita.
Caso a ferramenta de gravação e transcrição do Google Meet seja utilizada em conjunto, os links para esses arquivos também serão incluídos no mesmo documento de anotações da reunião. Esse recurso parece ser especialmente útil para pessoas com dificuldades em ouvir e fazer anotações ao mesmo tempo, assim estes poderão ficar mais focados e presentes durante as reuniões.
Outro benefício é que, caso um participante chegue atrasado, ele poderá receber um resumo do que foi discutido até então, evitando a necessidade de repetições.
O novo recurso de lista de tarefas começou a ser implementado na última terça-feira (18/02/2025), mas o Google afirma que o está lançado em um “ritmo muito mais lento do que o normal”, para monitorar cuidadosamente o desempenho e a qualidade.