O fundador do Wikileaks, Julian Assange, foi detido nesta quinta-feira (11) pela polícia de Londres. A notícia foi divulgada pela polícia de Londres e pelo Wikileaks.
Fundação afirma que o Equador terminou “ilegalmente o asilo político de Assange violando a lei internacional”. Como já noticiado pela Categoria Nerd, o Equador começou a negociar com o Reino Unido e EUA a quebra do asilo político de Assange após vazamentos que prejudicaram o presidente equatoriano Lenín Moreno. Este acordo segundo informações divulgadas seriam para “alívios da dívida”.
Wikileaks se tornou noticia em todo mundo após uma série de vazamentos de documentos sigilosos escondidos por diversos governos de todo mundo, incluindo os EUA, Reino Unido e até do Brasil. A partir daí Julian Assange começou a ser procurado por suposto crime de assédio.
Veja abaixo o momento em que Assange é detido:
BREAKING: #Assange removed from embassy – video pic.twitter.com/qsHy7ZVPg5
— Ruptly (@Ruptly) 11 de abril de 2019
“Urgente: Equador terminou ilegalmente o asilo político de Assange violando a lei internacional. Ele foi detido pela polícia britânica dentro da embaixada equatoriana à alguns minutos atrás.”
Wikileaks via Twitter
Confira abaixo o publicação do Wikileaks em seu microblogue:
URGENT: Ecuador has illigally terminated Assange political asylum in violation of international law. He was arrested by the British police inside the Ecuadorian embassy minutes ago.https://t.co/6Ukjh2rMKD
— WikiLeaks (@wikileaks) 11 de abril de 2019
Veja abaixo a declaração do presidente equatoriano que foi alvo de denúncias do Wikileaks a pouco tempo e que acabou quebrando o asilo de Assange:
Ecuador decidió soberanamente retirar el asilo diplomático a Julian Assange por violar reiteradamente convenciones internacionales y protocolo de convivencia. #EcuadorSoberano pic.twitter.com/V02pvvtPY0
— Lenín Moreno (@Lenin) 11 de abril de 2019