Estados Unidos chantageiam Alemanha para não utilizar os equipamentos da Huawei

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read

O governo norte-americano enviou um aviso à Alemanha ameaçando que caso permita que a gigante das telecomunicações Huawei instale suas redes 5G, pode limitar as informações entregues ao país europeu por meio de acordos de compartilhamento de inteligência previamente estabelecidos, informou o Wall Street Journal

Há um tempo autoridades norte-americanos vêm dizendo, sem fornecer provas, que a tecnologia da Huawei é cooptada pelo governo chinês. Vale lembrar que os Estados Unidos tem parcerias com empresas de tecnologia de seu país como Amazon, Apple e Microsoft, mas isso não impede que essas empresas cuidem da infraestrutura tecnológica de outros países.

O Wall Street Journal ainda lembra que esta é a primeira vez conhecida que os EUA explicitamente alertaram um aliado que se recusar a afastar a Huawei poderia diminuir a cooperação de segurança com Washington.

Autoridades dos EUA se recusaram a dizer se outros países receberam ou receberiam avisos semelhantes.

No ano passado a mando do governo de Trump, o Canadá prendeu a executiva da empresa, agora os EUA exige que o Canadá deporte a cidadã Chinesa, não para seu país de origem, mas para os Estados Unidos. Ren Zhengei o CEO da Huawei, já disse por meio de entrevista que o governo chinês não interfere nos seus produtos.

 

Compartilhe