Acesso ao ChatGPT normaliza após interrupções na quinta-feira, 26/12/2024

Esse tipo de incidente é comum em serviços de IA com alta demanda, que dependem de infraestrutura complexa e integração com provedores externos

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read
Resumo
  • A OpenAI normalizou o ChatGPT após o chatbot parar de funcionar por cerca de 10 horas na quinta-feira, 26 de dezembro e retornar uma mensagem de "erro interno do servidor" ao tentar acessá-lo.
  • A API do chatbot também foi afetada. A empresa confirmou que o problema estava relacionado a um "provedor upstream", sem fornecer maiores detalhes.
  • Esse tipo de incidente é comum em serviços de IA com alta demanda, que dependem de infraestrutura complexa e integração com provedores externos

A OpenAI normalizou o ChatGPT cerca de 10 horas após o chatbot de Inteligência Artificial (IA) parar de funcionar para a maioria de seus usuários na tarde da quinta-feira, 26 de dezembro.

Por volta das 15h30 (horário de Brasília), o modelo de IA começou a apresentar problemas: não conseguia responder às consultados dos usuários e para alguns retornava uma mensagem de “erro interno do servidor” ao tentar acessá-lo. De acordo com a OpenAI, o incidente também afetou a API do ChatGPT e o gerador de texto para vídeo Sora.

A empresa confirmou que o problema estava relacionado a um “provedor upstream”, sem fornecer maiores detalhes. Pouco depois, a Microsoft, principal parceira de nuvem da OpenAI, reportou um “problema de energia” em um de seus datacenters, que afetou diversas regiões da América do Norte, incluindo a disponibilidade de jogos na nuvem do Xbox.

A OpenAI conseguiu solucionar o problema gradualmente. O Sora voltou a funcionar às 20h15, enquanto uma “recuperação total” do ChatGPT 01h00 do dia seguinte.

Esse tipo de incidente é comum em serviços de IA com alta demanda, que dependem de infraestrutura complexa e integração com provedores externos. Apesar da alta demanda, a OpenAI tem conseguido manter a estabilidade do ChatGPT, que é uma das ferramentas de IA conversacional mais populares.

Compartilhe