A Snap está testando uma “versão simplificada do Snapchat”, com o objetivo de melhorar a acessibilidade e a usabilidade da plataforma. O anúncio foi feito pelo CEO da Snap, Evan Spiegel, em uma carta aos funcionários.
De acordo com ele, os primeiros testes do redeisgn do Snapchat foram “direcionalmente positivos”, mas observa que a empresa será cuidadosa “ao fazer uma mudança dessa magnitude”, provavelmente se referindo ao polêmico redesign do Snapchat de 2018.
A versão “simplificada” do Snapchat pode ser uma tentativa de atrair usuários mais velhos, que historicamente ficam confusos com o design não tão intuitivo do aplicativo. Enquanto o Snapchat tem muito sucesso em atrair públicos mais jovens, que parecem se adaptar melhor à sua interface, essa não é a primeira vez que a empresa tenta resolver esse desafio.

Para quem se lembra do redesign do Snapchat em 2018, essa notícia da “versão simplificada” do aplicativo pode não parecer promissora. Como relata o TechCrunch em 2017, Spiegel admitiu ter ouvido que “o Snapchat é difícil de entender ou usar”, especialmente para pessoas mais velhas. Uma petição em Change.org de 2018 para reverter a atualização do Snapchat recebeu 1,2 milhão de assinaturas. O redesign não só desagradou seu público, como também prejudicou as visualizações de anúncios e a receita da plataforma.
Outras novidades da Snap anunciadas
O CEO também tentou acalmar os ânimos dos funcionários, após um ano desafiador para o preço das ações da Snap, que caíram quase 50% em 2024. “Os investidores estão preocupados que não estejamos crescendo mais rápido”, escreveu Spiegel.
Além disso, o CEO tratou de outras estratégias da Snap, como seu empreendimento em óculos de realidade aumentada chamado Spectacles, que ele diz ser um mercado sem concorrência (talvez ele não saiba da existência dos óculos de realidade aumentada do Google e da Meta?).
Spiegel também anunciou novos posicionamentos para anúncios, chamados Sponsored Snaps e Promoted Places, visando estimular a divisão de anúncios da empresa. O primeiro permite que os anunciantes enviem Snapchats diretamente para as caixas de entrada de bate-papo dos usuários, e o último permite que os anunciantes promovam destinos no Snap Map.