O serviço de streaming que mudou o curso do entretenimento, que incialmente rejeitava comerciais em sua programação, agora tem uma parte de significativa de seus usuários assistindo à comerciais. A Netflix anunciou que ultrapassou a marca de 70 milhões de assinantes com planos com anúncio.
Segundo a presidente de publicidade da Netflix, Amy Reinhard, a empresa tem visto “progresso constante nas bases de membros de todos os países” que oferecem o plano com anúncios. Ela também informa que mais de 50% das novas assinaturas da Netflix escolhem planos com publicidade.
O crescimento provavelmente vem de usuários pré-existentes que trocaram para planos mais baratos

Lançado há 2 anos, o plano com anúncios da Netflix cresceu significativamente desde então, especialmente pelos preços mais em conta. A marca de 70 milhões de assinantes alcançada agora representa um aumento de 30 milhões de assinantes, já que em maio a empresa havia anunciado 40 milhões de assinantes nos planos com publicidade.
No entanto, há algumas ressalvas: Não há informações sobre quantos assinantes pré-existentes migraram de um plano premium para o plano com anúncios. Ou seja, não está claro se o crescimento vem de novos usuários ou se são usuários pré-existentes trocando para planos mais baratos.
Mas ao que tudo indica a maioria dos 30 milhões de “novos” assinantes da Netflix são usuários pré-existentes que trocaram para o plano com anúncios. Como parte de seu relatório de ganhos no mês passado, a empresa revelou um aumento de apenas 5 milhões de assinantes, elevando seu total global para 282,7 milhões; isso basicamente confirma que a maioria dos 30 milhões de novos assinantes do plano com anúncios não são novos usuários, mas assinantes pré-existentes que mudaram de plano.
Netflix aposta em transmissões ao vivo
A Netflix está apostando alto em transmissões ao vivo, como jogos da NFL no Dia de Natal, eventos de luta livre, programas de culinária e talk shows. Essa estratégia, combinada com seus esforços em métricas de audiência e tecnologia de publicidade, pode ajudar a atrair mais patrocinadores para esses conteúdos.
Essa transformação da Netflix, que outrora rejeitava a inserção de anúncios, demonstra como o serviço de streaming está se aproximando cada vez mais do modelo tradicional de TV.