O Instagram está implementando uma nova seção no feed do Reels que exibirá os vídeos com os quais os amigos de um usuário interagiram – curtindo ou comentando. No novo feed, o usuário poderá ver quais amigos curtiram determinado Reel e quem deixou comentários nele.
Essa nova funcionalidade representa um retorno ao antigo feed de “atividade” do Instagram, descontinuado em 2019 (agora, porém, adaptado para era de vídeos curtos).
Embora essa abordagem possa parecer positiva em teoria, na prática surgem dúvidas sobre como os usuários vão reagir a essa maior transparência em suas interações na plataforma.
Há o risco, por exemplo, de que, ao perceberem que suas curtidas podem ser descobertas por amigos, muitos se sintam desconfortáveis e passem a evitar curtir determinados Reels que de outra forma curtiriam. Também tem o fato de que as pessoas nem sempre compartilham dos mesmos interesses.

No anúncio do novo feed, o líder do Instagram Adam Mosseri disse que a ideia é conectar amigos através de conteúdos. “Queremos que o Instagram não seja apenas um lugar onde você consome conteúdo de entretenimento, mas um lugar onde você se conecta por meio desse conteúdo com amigos”, disse ele.
A validade disso também pode ser questionada: não está claro porque um usuário gostaria de um conteúdo somente pelo fato de que um de seus amigos curtiu isso. (Afinal, não é porque seu amigo curtiu cada Reels que viu pela frente sobre um reality show que você automaticamente vai gostar.)
O Instagram não respondeu se haverá a possibilidade dos usuários optarem por não ter suas atividades exibidas nessa nova seção de Reels.
Outras plataformas como X (antigo Twitter) seguiram o caminho oposto, ocultando as curtidas dos usuários. Na época, foi dito que é “importante permitir que as pessoas curtam as postagens sem serem atacadas por isso”. Na prática isso aumentou as interações na plataforma, já que tirou o receio de curtir publicações.
Como relata o The Verge, com a possível saída do TikTok dos Estados Unidos, o Instagram pode usar essa mudança como uma forma de se destacar o Reels (já que o Reels é a versão do TikTok do Instagram), com alguns apontando que isso pode ser uma tentativa de aproximar do modelo de conexão social do TikTok. Embora a nova funcionalidade possa atrair atenção, ela também pode afastar aqueles que não querem expor seus interesses para seus amigos de redes sociais.