O futuro de “Doctor Who” está novamente em xeque, com relatos de que a BBC pode optar por cancelá-la após a próxima temporada e até mesmo considera arquivá-la pelos próximos cinco anos para dar um descanso à imagem da série, muito prejudicada com reações negativas.
Protagonista de “Doctor Who” deve deixar produção

De acordo com o jornal britânico The Sun, a saída do atual protagonista Ncuti Gatwa da série após a segunda temporada é uma possibilidade real. Fontes afirmam que Gatwa não deseja se “prender” à série e planeja se mudar para Los Angeles para se dedicar a outros projetos em Hollywood. A equipe de Gatwa também estaria preocupada que a carreira do ator possa ser prejudicada com a “reação negativa dos fãs” em relação à direção que a série tem tomado nos últimos tempos, sob o retorno do showrunner Russell T. Davies.
“A equipe dele também vê muita reação negativa dos fãs da série, e não quer que a percepção dele ainda sendo o Doutor atrapalhe qualquer trabalho futuro”, alega a fonte do tabloide. “A série tem sido mal administrada nos últimos anos e há muitas pessoas que têm trabalhado nela por anos e agora estão sendo deixadas de lado devido à má liderança.”
“Doctor Who” pode ficar 5 anos fora do ar
A reportagem ainda afirma que a BBC estaria planejando arquivar “Doctor Who” pelos próximos cinco anos para dar um descanso à imagem da série, que foi muito prejudicada com reações negativas às últimas temporadas. Isso não seria surpreendente considerando os relatórios anteriores sobre o acordo da série com o Disney+ não ter atingido as expectativas.
Um porta-voz da emissora, no entanto, negou que a série tenha sido arquivada, afirmando que a decisão sobre a terceira temporada será tomada apenas após a exibição da segunda temporada estrelada por Ncuti Gatwa. Apesar da negação, os tabloides britânicos têm sido historicamente confiáveis quando se trata de informações sobre os bastidores de “Doctor Who”.
Como aponta o relatório, muitos consideram que as histórias de “Doctor Who” têm ficado cada vez mais “presas a uma agenda” em detrimento da qualidade, citando episódios que apresentavam uma mulher trans salvando o mundo, uma vilã Drag Queen e etc. Embora não haja nada de errado com essas representações, a reclamação predominante online é de que tais elementos podem parecer forçados e acabar se sobrepondo à qualidade da história.
O retorno de Russell T. Davies era visto como uma oportunidade de correção da série após a passagem polêmica de Chris Chibnall. No entanto, a baixa audiência e avaliações medianas podem sinalizar que um hiato possa ser benéfico para uma franquia que vem enfrentando declínio significativo de interesse nos últimos anos.