IBM demite 2 mil funcionários e diz que vai remodelar seu negócio

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read

A IBM anunciou nesta sexta-feira (7) que vai demitir 2 mil funcionários, o motivo segundo a empresa é para remodelar seu negócio. Entre 2016 e 2017 a IBM demitiu milhares de funcionários pelo mundo para investir em inteligência artificial, robótica e computação em nuvem.

A empresa estadunidense alega que esse número representaria 1% da sua força de trabalho, querendo demostrar uma insignificância por essa parcela de trabalhadores, que ajudaram a companhia lucrar milhões. Ela ainda alega que estaria demitindo os funcionários que não teriam um “desempenho em nível competitivo”. No entanto, o motivo pode ser a automação do trabalho, a chamada indústria 4.0, o que não seria uma surpresa para uma empresa tecnológica.

IBM e o nazismo de mãos dadas

Para quem não sabe a companhia, até hoje, carrega em seu currículo ter auxiliado a Alemanha nazista, criando tecnologias que permitiram Hitler a chance de dizimar milhões de pessoas.

Por conta dessa tecnologia vendida ao nazismo alemão facilitou a automação da perseguição à judeus, ciganos, negros, homossexuais e outros “inimigos” da ditadura.

Parece que de lá pra cá quase nada mudou pra empresa americana, recentemente ela esteve envolvida em um escândalo onde a mesma vende tecnologia de repressão em massa, como o invasivo sistema de reconhecimento facial para ditaduras como a dos Emirados Árabes Unidos, o caso foi descoberto pelo Buzzfeed.

Recomenda-se a leitura do livro “IBM and the Holocaust” (ou “IBM e o Holocausto”, em tradução) para conhecer as provas documentais dos envolvimentos da companhia com Hitler.

TAGGED:
Compartilhe