Washington Post redefine logins após contas de e-mails de jornalistas terem sido hackeadas

O editor executivo Matt Murray informou aos funcionários que o incidente tenha afetado um número limitado de contas de jornalistas

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read
Resumo
  • O Washington Post foi alvo de um ataque hacker que visou as contas de e-mail de diversos jornalistas da organização, levando o jornal a redefinir as credenciais de login de todos os seus funcionários.
  • De acordo com um memorando interno, o ataque foi descoberto na última quinta-feira (12/6) pela liderança do jornal, que imediatamente tomou medidas para resguardar a segurança do sistema.
  • No comunicado, o editor executivo Matt Murray informou aos funcionários que, embora a investigação ainda esteja em andamento, acredita-se que o incidente tenha afetado um número limitado de contas de jornalistas.

O Washington Post foi alvo de um ataque hacker que visou as contas de e-mail de diversos jornalistas da organização, levando o jornal a redefinir as credenciais de login de todos os seus funcionários, informa o Wall Street Journal. De acordo com um memorando interno, o ataque foi descoberto na última quinta-feira (12/6) pela liderança do jornal, que imediatamente tomou medidas para resguardar a segurança do sistema.

No comunicado, o editor executivo Matt Murray informou aos funcionários que, embora a investigação ainda esteja em andamento, acredita-se que o incidente tenha afetado um número limitado de contas de jornalistas do Washington Post. Murray ressaltou que o jornal entrou em contato com os profissionais cujas contas foram afetadas, mas garantiu que não há indícios de que a intrusão não autorizada tenha afetado quaisquer outros sistemas do Post ou tido impacto sobre os clientes.

Esse tipo de ataque a organizações jornalísticas não é incomum, uma vez que os jornalistas são alvos frequentes tanto de espionagem estatal quanto de cibercriminosos interessados em obter informações confidenciais ou extorquir as empresas ou os próprios jornalistas.

O Washington Post, até o momento, optou por não comentar o caso.

Segundo o Wall Street Journal, que foi o primeiro a noticiar o caso, jornalistas das editorias de segurança nacional e política econômica, incluindo aqueles que cobrem assuntos relacionados à China, foram alvos desse ataque. Esse não é o primeiro incidente desse tipo envolvendo o setor jornalístico. Em 2022, o próprio Wall Street Journal disse ter sido alvo de uma campanha de hackers, supostamente de origem chinesa, que visavam jornalistas que cobriam questões relacionadas àquele país.

Compartilhe