A Paramount Pictures está preparando “Sonic 4: O Filme” com estreia nos cinemas prevista entre fevereiro e abril de 2027 (sem uma data de lançamento exata). A Variety informou que o estúdio colocou o quarto filme da série em desenvolvimento antes da estreia do terceiro no fim de semana.
A janela de lançamento de “Sonic 4” em 2027 quebra o padrão de intervalo de lançamento de dois anos seguido pelos três primeiros filmes, cada um dos quais estreou em 2020, 2022 e 2024.
Ainda não houve confirmação sobre quem escreverá ou dirigirá “Sonic 4”, e detalhes do enredo não foram revelados. Jeff Fowler, que dirigiu os três primeiros filmes da franquia, segue como uma figura central da franquia cinematográfica, mas ainda não se sabe se ele retornará para este novo capítulo.
Como “Sonic 3” prepara o caminho para “Sonic 4”


Embora “Sonic 3” encerre muitas das tramas da história, o longa deixa lacunas – especialmente com suas cenas pós-créditos – a serem preenchidas no próximo capítulo. É provável que o quarto longa explore os Metal Sonics e o retorno de Shadow, com as cenas pós-créditos servindo de gancho para “Sonic 4”.
Um dos pontos a serem explorados em “Sonic 4” são os Metal Sonics. Nos jogos, esses robôs são versões aprimoradas dos Badniks de Robotnik, mas, com a aparente morte de Gerald Robotnik e a suposta destruição de Ivo Robotnik no final de “Sonic 3”, fica em aberto qual caminho os roteiristas vão escolher para o próximo filme. A presença de Amy Rose na cena dos créditos levanta a possibilidade de que ela e Sonic se unam para enfrentar os robôs.
O Shadow, ponto focal de “Sonic 3”, deve se destacar na sequência. Embora tenha se sacrificado no final, a cena pós-créditos sugere que ele está longe de ter terminado sua jornada. Fica claro que Shadow deve retornar para “Sonic 4”, mas desta vez pode até se juntar ou ajudar a Equipe Sonic.

“Sonic: O Filme” é inspirado na clássica franquia de videogames da Sega, que teve sua estreia em 1991 e desde então se tornou um fenômeno mundial. A adaptação cinematográfica é um enorme sucesso para a Paramount: os dois primeiros filmes arrecadaram mais de US$ 725 milhões globalmente e geraram mais de US$ 180 milhões em vendas e aluguéis digitais. O sucesso no cinema também se refletiu em outras plataformas: a série derivada “Knuckles”, lançada no Paramount+, estreou com grande recepção no início deste ano, expandindo ainda mais o universo de Sonic. “Sonic 3” estreou no topo das bilheterias de todo o mundo, superando grandes lançamentos como “Mufasa: O Rei Leão”. O terceiro filme da saga recebeu também ótimas críticas, marcando atualmente 87% de aprovação no Rotten Tomatoes.