A Intel anunciou uma nova atualização de microcódigo para seus processadores Raptor Lake de 13ª e 14ª geração. Essa atualização é crucial pois visa evitar que os chips sofram danos permanentes e causem travamentos no PC.
Embora ainda não exista uma solução para os chips que já estão travando, a atualização de microcódigo 0x12B foi lançada para os fabricantes de placas-mãe. O objetivo é prevenir uma das principais causas raiz dos danos: o excesso de consumo de energia, evitando assim que a CPU Intel solicite muita energia quando estiver em uso leve ou ociosa (muita voltagem pode envelhecer prematuramente um chip).
Validação e Atualizações do BIOS
A Intel informou que pode levar semanas para que os fabricantes de placas-mãe validem e disponibilizem as atualizações de BIOS em seus produtos. Mas isso não significa que os usuários devam esperar. Como informa o The Verge, atualizações anteriores de BIOS já continham duas correções de microcódigo e novas configurações de energia que também podem reduzir o risco de falhas.
Caso o chip já apresente problemas de travamento: em vez de perder tempo com atualizações de BIOS, a recomendação é entrar em contato enviar o produto diretamente com a Intel ou com o fornecedor do seu sistema, que deve oferecer suporte sob a garantia estendida da Intel.
A Intel ainda não respondeu a perguntas sobre quantos chips Raptor Lake foram afetados por problemas de instabilidade, nem identificou lotes específicos que sofreram com um problema anterior de oxidação. A empresa já declarou que os processadores de notebook Raptor Lake não estão sujeitos aos mesmos problemas de voltagem que afetam os chips de desktop, mas alguns relatos indicam que esses processadores portáteis parecem estar apresentando comportamento semelhante.


