O Google está lançando seu aguardado recurso de “Verificação de Identidade” (Identity Check), adicionando uma camada de proteção extra às “configurações críticas da conta e do dispositivo” Android quando o usuário não estiver em um local confiável.
Com o Identity Check ativado, o usuário precisará realizar uma “autenticação biométrica explícita” (como digitalmente ou facial) para acessar determinadas configurações sensíveis, como alterar o PIN ou desabilitar a proteção contra roubo.
Antes de utilizar o Identity Check, os usuários precisarão ativar a funcionalidade nas configurações e adicionar os locais de confiança onde não desejam que a autenticação biométrica seja necessária.
A ideia central é que isso aumente a proteção dos smartphones Android, tornando mais difícil para terceiros não autorizados modificarem informações essenciais (como da conta do Goolge ou da Samsung) caso o dispositivo seja perdido ou roubado.

O recurso já está sendo implementado em dispositivos Pixel com Android 15, e chegará aos smartphones Samsung Galaxy com One UI 7 nas próximas semanas (podendo coincidir com o lançamento do Galaxy S25 em 7 de fevereiro).
Outros fabricantes de smartphones Android também devem receber o Identity Check ainda neste ano, expandindo a disponibilidade do recurso de segurança.
A Google também anunciou que o recurso “Bloqueio por Detecção de Roubo” (Theft Detection Lock), que usa inteligência artificial (IA) para detectar quando um telefone é retirado à força do usuário bloqueando sua tela, agora está totalmente implementado em dispositivos com Android 10 ou superior.