Ao Vivo

Oscar 2025: atualização em tempo real

Por Redação Categoria Nerd
15 Min Read
14Posts
Auto Updates

O 97º Oscar acontece neste domingo, 2 de março de 2025, numa corrida imprevisível que vê três grandes favoritos: “Anora”, “Conclave” e “O Brutalista”. O musical “Emília Perez” entrou com o maior número de indicações, 13 acenos, e por um tempo era o grande favorito aos principais prêmios, mas depois de muita polêmica é improvável que saia como o maior vitorioso da noite.

Veja abaixo atualização em tempo real de tudo que acontece no Oscar 2025:

7 meses atrás03/03/2025 04:00

“Anora” ganha Oscar de Melhor Filme

“Anora”, uma comédia dramática sobre uma trabalhadora do sexo que se casa com o filho mimado de um oligarca russo, triunfou na 97ª edição do Oscar no domingo, ganhando cinco Oscars, incluindo o prêmio de melhor filme.

7 meses atrás03/03/2025 05:00

“Anora” é o grande vencedor do Oscar 2025 com 5 vitórias, seguido por “O Brutalista” com 3

“Anora” foi o maior vencedor do Oscar 2025, ganhando em cinco categorias – Melhor Filme, Direção, Edição, Roteiro Original e Atriz. O longa despontou como favorito em meio à uma tumultuada temporada de premiações, que viu os favoritos “Emília Perez” (que liderava as indicações com 13 acenos) e “O Brutalista” perderem a corrida por polêmicas de tuítes “ofensivos” e uso de IA na produção.

“O Brutalista” vem logo em seguida com três vitórias: Melhor Ator (para a performance de Adrien Brody), Trilha Sonora e Cinematografia. “Emília Perez”, por sua vez, saiu com apenas dois discretos Oscar, apesar do maior número de indicação de todos: o musical francês ganhou como Melhor Atriz Coadjuvante (para a performance e Zoë Saldaña) e Canção Original (“El Mal”).

Os sucessos de bilheteria que receberam indicações ao Oscar, como “Duna: Parte Dois” e “Wicked”, só ganharam em categorias técnicas.

7 meses atrás03/03/2025 03:48

Sean Baker faz história no Oscar com 4 vitórias de ‘Anora’

O diretor de “Anora”, Sean Baker, se tornou a primeira pessoa a ganhar quatro Oscars no mesmo ano pelo mesmo filme. Durante o Oscar 2025, o cineasta e seu longa levaram os prêmios de Melhor Filme, Direção, Edição e Roteiro Original. Com as vitórias, Baker se torna a única pessoa a ganhar quatro Oscar numa mesma noite por um filme.

Walt Disney também ganhou quatro Oscars numa mesma noite em 1953, porém foi por quatro filmes diferentes. O diretor Bong Joon Ho chegou perto do recorde de Baker em 2020 com “Parasita”, que ganhou Oscars de melhor filme, diretor, roteiro original e filme internacional. Mas como o Oscar de filme internacional tecnicamente vai para o país, Bong ganhou três Oscars em vez de quatro, com o Oscar indo para a Coreia do Sul.

Este não é o primeiro filme de Baker a chegar ao Oscar, já que Willem Dafoe foi indicado por seu papel coadjuvante em “The Florida Project”. No entanto, “Anora” marcou a primeira vez que o próprio Baker foi indicado por seu trabalho como escritor ou diretor.

“Anora” também levou outro Oscar, já que Mikey Madison ganhou o prêmio de Melhor Atriz, superando a favorita Demi Moore, por “A Substância”.

7 meses atrás03/03/2025 04:05

Mikey Madison ganha Oscar de Melhor Atriz por “Anora”

Mikey Madison ganhou o Oscar de Melhor Atriz por “Anora”, superando o favoritismo de Demi Moore por “A Substância”.

Uma Madison chocada subiu ao palco e disse em seu discurso de aceitação: “Eu cresci em Los Angeles, mas Hollywood sempre pareceu tão distante de mim, então estar aqui, de pé nesta sala hoje, é realmente incrível.” Ela continuou prometendo seu apoio à comunidade de trabalhadoras do sexo, chamando a si mesma de “uma aliada”.

7 meses atrás03/03/2025 03:39

Adrien Brody vence o Oscar por “O Brutalista” e pede para cortar a música para que ele possa terminar o discurso: “Já fiz isso antes”

Adrien Brody ganhou o Oscar de Melhor Ator por seu papel em “O Brutalista”; este é o segundo Oscar do ator na categoria, tendo ganho em 2003 por “O Pianista”. Ele superou nomes como Timothée Chalamet (“A Complete Unknown”), Colman Domingo (“Sing Sing”), Ralph Fiennes (“Conclave”) e Sebastian Stan (“O Aprendiz”) na disputa pela estatueta.

Ao subir no palco para receber o troféu, Brody cuspiu o chiclete na mão e jogou para sua parceira, Georgina Chapman. Perto do final de seu longo e apaixonado discurso, uma música começou a tocar o pressionando para encerrar seu discurso. “Estou encerrando, por favor, desligue a música”, disse Brody. “Já fiz isso antes. Obrigado. Não é meu primeiro rodeio, mas serei breve.”

Em 2003, Brody se tornou a pessoa mais jovem a ganhar o prêmio, aos 29 anos, por seu papel principal em “O Pianista”. Se Chalamet tivesse vencido, ele teria batido o recorde de Brody por oito meses.

7 meses atrás03/03/2025 03:02

“Anora” ganha Oscar de Melhor Roteiro Original

“Anora” ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original. O cineasta Sean Baker, também responsável pela escrita do filme, subiu ao palco e recebeu o prêmio de Melhor Roteiro Original das mãos da apresentadora Amy Poehler . “Isso é loucura. Obrigado à Academia, muito obrigado por essa honra”, o cineasta começou seu humilde discurso de aceitação. Baker elogiou seu “elenco incrível, incrível”, acrescentando: “Vocês elevaram tudo o que escrevi e me fizeram parecer muito bem”.

Ele também agradeceu à comunidade de profissionais do sexo que o ajudou a construir “Anora”. “Elas compartilharam suas histórias, elas compartilharam suas experiências de vida comigo ao longo dos anos”, disse Baker. “Meu mais profundo respeito. Obrigado. Eu compartilho isso com vocês.”

7 meses atrás03/03/2025 02:35

Zoë Saldaña ganha o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante

Zoë Saldaña manteve o favoritismo e levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel como advogada de um líder de um cartel mexicano em “Emilia Pérez”. Saldaña também levou para casa o prêmio SAG de atriz coadjuvante por “Emilia Pérez”, bem como um prêmio BAFTA, Globo de Ouro e Critics Choice.

Em seu discurso de aceitação Saldaña prestou homenagem ao elenco e à sua própria linhagem. “Obrigada à Academia, por reconhecer o heroísmo silencioso e o poder em uma mulher como Rita, e falar sobre mulheres poderosas”, disse ela.

Saldaña então falou emocionada sobre sua família e sua avó, chorando durante seu discurso. “Minha avó veio para este país em 1961 — sou uma filha orgulhosa de pais imigrantes”, disse ela. “Com sonhos, dignidade e mãos trabalhadoras, e sou a primeira americana de origem dominicana a receber um Oscar, e sei que não serei a última. Espero. O fato de estar recebendo um prêmio por um papel em que pude cantar e falar em espanhol — minha avó, se estivesse aqui, ficaria muito feliz, isso é para minha avó.”

7 meses atrás03/03/2025 02:27

“Flow” ganha o Oscar de Melhor Filme de Animação

Deu zebra (ou um gato preto, neste caso). “Flow” ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação, desbancando títulos como “Robô Selvagem” e “Divertida Mente 2” (que é a animação de maior bilheteria da história). Esta é a primeira vitória de um filme da Letônia no Oscar; o longa ainda concorre na categoria de Melhor Filme Internacional.

“Estou realmente comovido com a recepção calorosa que nosso filme teve, e espero que vocês abram portas para cineastas de animação independentes ao redor do mundo”, disse o cineasta por trás de “Flow”, Gints Zibalodis, aceitando o prêmio. “Esta é a primeira vez que um filme da Letônia é indicado. Então, isso realmente significa muito para nós e esperamos voltar em breve.”

Também concorriam “Wallace & Gromit: A Vegegança” e “Memoir of a Snail”.

7 meses atrás03/03/2025 04:47

“Flow” faz história como primeiro Oscar da Letônia

“Flow” fez história ao ganhar o Oscar de Melhor Filme de Animação, já que marcou a primeira vitória de uma produção da Letônia nos 97 anos de história da premiação.

7 meses atrás03/03/2025 02:40

Kieran Culkin ganha o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por “A Verdadeira Dor” e cobra sua esposa da promessa de ter mais filho caso ele ganhasse o prêmio

Kieran Culkin ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação em “A Verdadeira Dor”.

Em seu discurso de aceitação, ele lembrou sua esposa Jazz Charton da promessa dela (feita após ele ganhar o Emmy de 2024 por “Succession”) de que caso ele ganhasse um Oscar daria à ele um quarto filho. “Depois do show, estávamos andando por um estacionamento… e ela disse, ‘Oh, Deus, eu disse isso!’”, disse Culkin. “’Acho que te devo um terceiro filho.’ E eu me virei para ela e disse, ‘Sério, eu quero quatro.’ Ela se virou para mim — juro por Deus, isso aconteceu há pouco mais de um ano — ela disse, ‘Eu te darei quatro quando você ganhar um Oscar.’”

7 meses atrás03/03/2025 03:14

“Ainda Estou Aqui” leva Oscar de Filme Internacional

Graças à Karla Sofía Gascón por acabar com as chances de “Emília Perez”.

“Ainda Estou Aqui” ganhou o Oscar de melhor longa-metragem internacional, marcando a primeira e única vitória do Brasil na premiação da indústria cinematográfica. O filme superou “Emilia Perez” da França, “A Semente do Figo Sagrado” da Alemanha, “A Menina com a Agulha” da Dinamarca e “Flow” da Letônia.

Em seu discurso de aceitação, o cineasta Walter Salles disse: “Estou muito honrado em receber isso, e em um grupo tão extraordinário de cineastas”, disse. “Isso vai para uma mulher que, após uma perda sofrida durante um regime autoritário, decidiu não se curvar. E resistir. Então, esse prêmio vai para ela. E vai para as duas mulheres extraordinárias que lhe deram vida, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.”

Salles, que havia sido indicado ao Oscar anteriormente em 1998 por “Central do Brasil”, é herdeiro do Itaú Unibanco, sendo um dos brasileiros mais ricos, com fortuna estimada em R$ 26 bilhões, de acordo com a Forbes.

O Brasil inscreve filmes na categoria de longa-metragem internacional todos os anos desde 1960, tendo conquistado cinco indicações anteriores: “O Guardião das Promessas” (1962), “O Quatrilho” (1995), “Quatro Dias em Setembro” (1997), “Central do Brasil” (1998) e agora, “Ainda Estou Aqui”.

7 meses atrás03/03/2025 03:27

“Duna 2” ganha Oscar de Melhores Efeitos Visuais

Confirmando o favoritismo, “Duna: Parte II” ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais. O longa de Dennis Villeneuve superou títulos como “O Reino do Planeta dos Macacos”, “Better Man”, “Alien: Romulus” e o musical “Wicked”. Paul Lambert, Stephen James, Rhys Salcombe e Gerd Nefzer foram os responsáveis pelos VSX do filme e receberam o prêmio.

7 meses atrás03/03/2025 03:25

Apresentador do Oscar zoa filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”

Em seu monólogo de abertura no Oscar 2025, o apresentador Conan O’Brien zombou dos filmes e estrelas indicados à premiação e o filme brasileiro, “Ainda Estou Aqui” (do cineasta herdeiro do Itaú Unibanco, Walter Salles), não foi poupado: “Outro filme indicado é ‘Ainda Estou Aqui’. Filme incrível. É sobre uma mulher que segue em frente sozinha depois que seu marido desaparece. Quando minha esposa viu, ela o chamou de ‘filme agradável do ano’”, disparou ele para a risada dos presentes.

7 meses atrás03/03/2025 03:08

Conan O’Brien brinca com polêmica de Karla Sofía Gascón em monólogo do Oscar: “Se você vai tuitar sobre o Oscar, meu nome é Jimmy Kimmel”

Conan O’Brien deu início ao Oscar com um monólogo no qual zombou dos filmes e estrelas indicados. O apresentador então abordou o elefante na sala: a polêmica que surgiu sobre as postagens ofensivas nas redes sociais da estrela de “Emilia Pérez”, Karla Sofía Gascón. “Um pequeno fato para você: ‘Anora’ usa palavrão 479 vezes”, disse O’Brien. “São três a mais do que o recorde estabelecido pelo publicitário de Karla Sofía Gascón.” O’Brien então aumentou o tom de sua voz para imitar as repetições de Gascón — “Você tuitou O QUÊ?!”. A câmera então cortou para Gascón, que parecia estar na brincadeira, fazendo mãos em oração. “Karla, se você vai tuitar sobre o Oscar, lembre-se, meu nome é Jimmy Kimmel”, O’Brien brincou.

Compartilhe