A Bluesky, rede social alternativa ao X que começou como um projeto dentro do Twitter, finalmente liberou a funcionalidade de compartilhamento de vídeos em sua plataforma. No entanto, essa nova função tem algumas limitações.
O anúncio, feito pela Bluesky na quarta-feira (11 de setembro), diz que seus usuários agora podem compartilhar vídeos de até 60 segundos de duração em seu site para desktop e aplicativo móvel. Também só será permitido até 25 uploads de vídeo (ou 10 GB de vídeo) por dia.
Esses vídeos serão reproduzidos automaticamente por padrão, mas os usuários poderão desativar essa opção nas configurações. Veja o anúncio do recurso abaixo:
Além disso, os usuários terão a possibilidade de adicionar legendas aos seus vídeos e aplicar rótulos para indicar conteúdo para maiores, por exemplo.
A Bluesky disse que removerá a capacidade de um usuário publicar vídeos se violar repetidamente suas diretrizes da comunidade. Mídias também podem ser rotuladas de acordo com critérios e regras da plataforma. A plataforma explicou que executará análise de vídeos para identificar se há conteúdo que a plataforma considere “ilegal” ou “impróprio” por meio do Hive, uma solução de moderação de Inteligência Artificial (IA), e da organização sem fins lucrativos Thorn.
Veja abaixo um resumo das limitações e exigências requeridas pela Bluesky:
- Limite de tempo de vídeo: por enquanto só é permitido compartilhar vídeos de até 60 segundos de duração na plataforma.
- Limite de vídeos publicados por dia: a Bluesky limita os usuários a fazer até 25 uploads de vídeos (ou 10 GB de vídeo) por dia.
- Remoção da capacidade de enviar vídeos: a plataforma disse que, se um usuário violar repetidamente as diretrizes da comunidade, terá sua capacidade de postar vídeos removida.
- Análise de vídeos por IA: a Bluesky utiliza IA e a organização Thorn para moderar a mídia e remover conteúdo que considerar “impróprio”.
- Verificação para postar vídeos na Bluesky: os usuários também precisarão verificar seus endereços de e-mail antes de poderem publicar vídeos na plataforma.
Essa implementação gradual do recurso de vídeo na Bluesky faz parte dos esforços da plataforma em se estabelecer como uma alternativa viável de rede social, para competir mais de frente não apenas com o X como também com outras plataformas.
A Bluesky é um protocolo descentralizado para redes sociais, desenvolvido inicialmente pelo Twitter sobre a gestão de Jack Dorsey. Após sua criação, a Bluesky se desvinculou do Twitter e passou a operar de forma independete.
Dorsey, que ajudou a financiar e fundar a Bluesky (que ele descrevia como “um padrão aberto e descentralizado para mídias sociais”), deixou o conselho da empresa e incentivou as pessoas a permanecerem em seu primeiro site, agora propriedade de Elon Musk e chamado X.