O documentário “Honeyland” recebeu não uma, mas duas indicações para a 92ª edição do Oscar: Melhor Documentário e Melhor Filme em Idioma Não-Inglês. O cativante documentário tenta te transportar para uma remota vila da Macedônia.
Os diretores do longa, Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, gravaram mais de 400 horas de filmagens ao longo de três anos. Vale ressaltar que inicialmente o projeto era para ser apenas um pequeno documentário sobre a natureza para uma campanha de conservação.
A produção conta a história de Hatidze Muratova, a última criadora de abelhas da região, que tenta salvar os insetos para que retornem ao seu equilíbrio natural, enquanto cuida de sua mãe doente. Porém a simples e pacífica vida da mulher é ameaçada quando apicultores chegam a região trazendo grandes casas de metal, ainda assim ela acolhe seus novos vizinhos e até ajuda cuidar de suas crianças. Mas isso faz com que Hussein tire proveito de sua generosidade.
Ao longo de 90 minutos o filme vai te mostrar uma parte diferente do mundo que provavelmente nunca iremos conhecer, mas essa é a magia do cinema te levar para conhecer lugares que nós nunca veríamos pessoalmente.
Ao lado de “Honeyland” concorrem na categoria de Melhor Documentário: “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa; “The Cave”, de Firas Fayyad; “Indústria Americana”, produzido por Barack e Michele Obama; e “For Sama”, de Waad al-Kateab e Edward Watts;
A 92ª edição do Oscar acontece em 9 de fevereiro deste ano. A lista completa de indicados, foi revelada na segunda-feira (13). Confira a cobertura completa dos prêmios da Academia na Categoria Nerd.