Os fleets, um novo recurso do Twitter que permite enviar tweets que deveriam durar apenas 24 horas, já está enfrentando problemas: um bug está fazendo com que as frotas não desapareçam totalmente, permanecendo acessíveis bem depois de suas datas de expiração, o que permite que os fleets sejam visualizados e baixados sem notificar o autor.
“Estamos cientes de um bug acessível por meio de uma solução técnica em que alguns URLs de mídia do Fleets podem estar acessíveis após 24 horas”, disse um porta-voz do Twitter ao The Verge. “Estamos trabalhando em uma correção que deve ser lançada em breve”.
Claro que isso é possível, enquanto os fleets só ficariam visíveis para os usuários pelo breve período de 24 horas, o Twitter armazena todas essas publicações em seus servidores por no mínimo 30 dias, e podem preservá-las por mais tempo ainda se violarem alguma de suas regras.
Para quem ainda está confuso sobre o que está acontecendo e quais são as implicações disso, os fleets, que deveriam se autodestruir após 24h, ainda podem ser vistos e arquivados sem que a outra pessoa saiba que você os viu, através de um aplicativo que interage com a API do Twitter. O problema foi relatado pela primeira vez pelo usuário do Twitter @donk_enby.
O Twitter disse que está trabalhando para concertar isso, e uma vez que a correção seja implementada (e realmente funcione), mesmo que alguém tenha uma URL para um fleet ativo, não funcionará após o ponto de expiração.
Também parece que a listagem de “visto por” só funciona para quando alguém visualiza um fleet por meio do aplicativo do Twitter.
O Twitter lançou os Fleets oficialmente em 17 de novembro, descrita como “uma forma de ter conversas iniciadas com seus pensamentos passageiros”. Bem, isso é uma solução para o caso de você estar no calor do momento e querer compartilhar algo na internet mas que não dure muito tempo.


